Corinthians e Palmeiras comemoraram centenário do “maior clássico do mundo” nesta quarta

Corinthians e Palmeiras se enfrentam às 21h45, na Arena Corinthians, nesta quarta-feira (22), pela quinta rodada do Paulistão

A temporada 2017 será especial para o clássico Corinthians e Palmeiras. O dérbi da capital paulista completa 100 anos neste ano e terá seu primeiro duelo pela quinta rodada do Paulistão nesta quarta-feira (22), na Arena Corinthians. Ao longo da história 351 jogos foram disputados oficialmente.

Fundados em 1910 e 1914, respectivamente, o primeiro confronto entre alvinegros e alviverdes ocorreu em 6 de maio de 1917, onde o Verdão conseguiu o triunfo, marcando 2 a 0 no arquirrival no Parque Antártica. A primeira vitória do Timão aconteceu apenas dois anos depois, em 3 de maio de 1919, quando a equipe do Parque São Jorge fez 3 a 0.

No histórico geral, dos 351 embates, o Palmeiras se deu melhor em 125 jogos, contra 120 do rival e 106 empates. Os números de gols marcados do alviverde também é superior, com 509 anotados, contra 468. A equipe que será visitante neste meio de semana também tem a maior goleada, em 6 de novembro de 1933, o antigo Palestra Itália fez 8 a 0.

Com sua arena inaugurada em 2014, o Corinthians venceu o primeiro dérbi em sua casa, fazendo 2 a 0, em 27 de julho, porém, esta foi a última vitória do alvinegro jogando diante de sua torcida. Nesse período, mais três clássicos foram disputados com um empate e dois triunfos palmeirenses.

Aliás, nos últimos seis encontros, a equipe corintiana não conseguiu nenhuma vitória, somando dois empates e quatro derrotas, sendo três de forma consecutiva. Porém, o atacante turco, Kazim, está confiante para quebrar o tabu negativo e espera zoar seu amigo Felipe Melo.

“Se eu jogar contra meu filho, quero ganhar dele também. Eu joguei dois anos com o Felipe e ele é meu amigo, mas quarta será rival. É legal que se eu ganhar eu posso falar muito tempo com ele. Não é um jogo qualquer, é um clássico. Não é que se ganhar vai falar um dia. Se ganhar, pode falar um ano!”, afirmou.

Pelo lado alviverde, o jovem Raphael Veiga sonha em disputar seu primeiro dérbi. De família palmeirense, o meia, que ganhou espaço depois da goleada por 4 a 0 diante do Linense, espera marcar seu primeiro gol no dérbi e conquistar a vitória.

“A gente sonha quando é pequeno, fala nome de jogador, finge que é ele. E fazer um gol (no dérbi) seria a realização de um sonho. Mas, primeiramente, eu preciso entrar jogando, ter concentração e, aos poucos, as coisas acontecerão naturalmente”, acrescentou.

Corinthians e Palmeiras se enfrentam às 21h45, na Arena Corinthians, nesta quarta-feira (22), pela quinta rodada do Paulistão.

Ficha técnica
Corinthians:
Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Romero, Rodriguinho, Fellipe Bastos e Marlone; Jô.
Técnico: Fabio Carille.
Palmeiras: Fernando Prass; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Felipe Melo, Guerra e Raphael Veiga; Michel Bastos, Dudu e Willian.
Técnico: Eduardo Baptista.
Local: Arena Corinthians;
Data: Quarta-feira, 22, às 21h45;
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto.