Primeira convocação de Tite em 2017 deverá ter novidades

Técnico da seleção anunciará nesta sexta-feira a lista para jogos contra Paraguai e Uruguai

Visando aos próximos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo, o técnico Tite faz nesta sexta-feira (3) a primeira convocação da seleção brasileira em 2017. A lista para os confrontos contra Paraguai e Uruguai, ambos no final de março, poderá ter surpresas e será anunciada diretamente do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Com um grupo extenso de pendurados, Tite pode anunciar uma relação com mais de 23 nomes, como já feito anteriormente.

Um desfalque é certo: Gabriel Jesus, que fraturou o quinto metatarso do pé direito em jogo do Manchester City, está fora. Para a vaga do atacante a concorrência é grande e Diego Souza, Douglas Costa, Hulk, Gabriel Barbosa, Lucas Moura e Roberto Firmino pintam como possíveis substitutos. A vantagem é de Firmino, que esteve na última convocação de Tite e deve ganhar a titularidade.

A linha defensiva, uma das prioridades nas equipes de Tite, também pode ter novidades. Recentemente o técnico disse que o lateral-direito Mariano, do Sevilla, tem sido observado e pode ganhar uma chance. Na esquerda, Marcelo e Filipe Luís seguem incontestáveis.

Na zaga, Miranda, Marquinhos, Rodrigo Caio e Gil têm sido os escolhidos do treinador. Mas, depois de acompanhar 15 partidas in loco na Europa, a comissão técnica da seleção avalia a possibilidade de dar chance para novos convocados. As boas atuações de Thiago Silva nas últimas semanas, e do ex-corintiano Felipe, em alta no Porto, credenciam os dois defensores.

Até mesmo no gol a lista de Tite pode mudar. Alex Muralha, do Flamengo, até então o terceiro goleiro de Tite, deve ficar de fora para dar lugar a um novo jogador. Os nomes especulados são os de Diego Alves, do Valencia, e o jovem Ederson, titular e destaque do Benfica na Liga dos Campeões.

Outro setor em que Tite estuda mudanças é no meio de campo, mais precisamente na armação. Os titulares Paulinho e Renato Augusto devem continuar entre os 11, mas Lucas Lima, lesionado no Santos, pode abrir uma vaga na lista. Resta saber se Tite apostaria em um armador ou um volante para a posição. Ele não deu indícios de quem seria, mas Oscar, Dudu e Diego têm boas chances.

A seleção brasileira lidera as Eliminatórias Sul-Americanas com 27 pontos, seguido pelo Uruguai, com 23. Os paraguaios estão em sétimo lugar, com 15. Os quatro primeiros colocados garantem vaga direta para o Mundial da Rússia, enquanto o quinto lugar fará repescagem contra o representante da Oceania.