Como trabalhar fora sem perder a conexão com os filhos

Simplificar e organizar é a chave para as mamães que fazem jornada dupla

Não há dúvidas que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Em paralelo existe uma enorme cobrança de ganhar o mundo levando a casa e família juntos. Mas como equilibrar os dois aspectos da vida? Como priorizar os filhos mas ao mesmo tempo dar o duro fora de casa? De acordo com o coaching Fabrício Sagi, a chave está no equilíbrio.

O especialista aconselha as mães que passam por esse dilema a focar mais na qualidade do que na quantidade de tempo que passam com a família. Nas atividades em conjunto, buscar curtir esses pequenos momentos de maneira completa, deixando de lado as preocupações do trabalho e focar no que está fazendo. Que tal ficar 30 minutinhos brincando com seu filho ao invés de ver TV?

— Hoje, nós vemos muitas mães e pais que falam que estão com a família, mas o pai não para de ver televisão, o filho está no celular. Podem estar no mesmo ambiente, mas não existe aquela conexão, troca.

Aí vem a grande questão: e o serviço doméstico? Todo mundo sabe que as mães, além de trabalhar fora e dar atenção para a família, são encarregadas da maior parte do trabalho dentro de casa. Aí o segredo é um só: priorizar e administrar o tempo.

— Quanto tempo você precisa estar no trabalho? O que tem que fazer lá? Quantas horas você precisa estar em casa e o que é prioridade ali? Boa administração do tempo e identificar prioridades é fundamental.

Usando o celular na organização doméstica
Para se organizar, fazer uma tabela com as atividades domésticas pode ser a solução. Basta usar o bloco de notas do celular com os dias da semana e listar o que precisa ser feito. Que tal fazer isso nas horas em que fica dentro do transporte indo ou voltando do trabalho? Assim você já chega em casa, resolve o que precisa e ainda tem um tempo para ficar com a família.

De acordo com o consultor, o lema para ter qualidade de vida é ser simples. Seja básico e ganhe tempo. E a nada melhor que a tecnologia para deixar tudo mais ágil.

— O segredo está na simplicidade. Nós perdemos a referência do simples e acabamos acreditando que o mais complexo e o mais difícil é o grande segredo da vida. A questão é ter disciplina para mudar o seu comportamento e criar um hábito.