“Quarta do Craque” irá homenagear Dicá

Oscar Sales Bueno Filho, mais conhecido como Dicá, ex-futebolista brasileiro que defendeu a Ponte Preta e a Portuguesa, estará no Rede Família Esporte

O “Quarta do Craque” desta semana irá homenagear o Oscar Sales Bueno Filho, mais conhecido como Dicá, ex-futebolista brasileiro que defendeu a Ponte Preta e a Portuguesa.

Exímio cobrador de faltas, é considerado o melhor jogador da história da Ponte Preta, sendo o maior artilheiro de sua história, com 154 gols. Apesar disso, nunca foi sequer convocado para a Seleção Brasileira.

Foi no time campineiro que começou, em 1966, lá conquistando o título da divisão de acesso em 1969 e o vice-campeonato paulista de 1970.

Dicá acabou saindo para o Santos, em 1971, por empréstimo, mas não conseguiu firmar-se como titular, e o Santos achou o valor do passe (quinhentos mil cruzeiros) caro demais.

O jogador voltou no fim do ano a Campinas. Deixou o time novamente no meio de 1972, ao ser vendido para a Portuguesa. Lá ele conquistaria o único título de sua carreira, o Campeonato Paulista de 1973, dividido com o Santos.

Ficou na Lusa até 1976, quando voltou para a Ponte, desta vez para ficar. Fez parte do grande time que os campineiros montaram na segunda metade dos anos 1970 e foi vice-campeão paulista em 1977, 1979 e 1981.

Em um jogo decisivo contra o Guarani, pelo Paulistão de 1979, ele e Juninho Fonseca contundiram-se, mas o técnico da Ponte Preta só poderia substituir um deles.

Sua experiência foi importante para o time no final de sua carreira. Para o Campeonato Brasileiro de 1983, a revista Placar classificou-o como “o craque” do time. Defendeu a Ponte até o fim do ano seguinte e em 1985 encerrou a carreira no Araçatuba. Nos anos 2000 foi o responsável pelo departamento de futebol da Ponte Preta.