Dicas para economizar na compra de passagens aéreas, confira

Se você gosta de viajar, conhecer novos lugares, entrar em contato com pessoas de diferentes culturas ou simplesmente gosta de descansar longe da sua casa, as viagens devem estar sempre nos planos

Se você gosta de viajar, conhecer novos lugares, entrar em contato com pessoas de diferentes culturas ou simplesmente gosta de descansar longe da sua casa, as viagens devem estar sempre nos planos. O problema acaba sendo o orçamento doméstico, que nem sempre acaba comportando este tipo de diversão. E um dos custos que acaba pesando mais na viagem acaba sendo das passagens, uma vez que existem poucas opções.

Quando estamos falando de hospedagem, por exemplo, além dos turistas contar com uma grande quantidade de redes de hotéis com diferentes tipos de acomodações e de preços, ainda existem os espaços alternativos que também se tornam possibilidades, como é o caso dos hostels, das pousadas, das casas alugadas diretamente dos donos, dentre outras.

Mas na hora de definir o meio de transporte, o avião costuma ser a única alternativa para uma grande quantidade de lugares. E mesmo para aqueles que podem viajar para determinados destinos de ônibus, a viagem demorada costuma ser um sofrimento para diversas pessoas.

Existem poucas empresas que oferecem passagens aéreas no Brasil, o que acaba dificultando bastante encontrar preços que sejam diferentes do que acaba sendo considerado como a média do mercado. Mesmo neste cenário que acaba jogando contra o consumidor, existem algumas dicas interessantes na hora de economizar nas compras de passagens aéreas. Confira algumas.

De olho nas promoções

A primeira delas é ficar sempre de olho nas promoções que são divulgadas pelas empresas de companhia aérea. Até alguns anos atrás quase todas elas costumavam lançar promoções no mesmo dia, que era a sexta-feira, e os preços baixos poderiam ser encontrados durante o final de semana. Mas hoje em dia elas acabam criando os seus próprios dias de promoções. Portanto, é importante assinar as newsletters de todas as empresas e também seguir suas páginas nas redes sociais.

Utilize as milhas dos cartões de crédito e das lojas

Existem diversos serviços que oferecem milhas para os clientes, que são pontos de fidelidade. Um dos tipos mais comuns acaba sendo as dos cartões de crédito, que geralmente dão pontos de acordo com o valor pago da fatura. Existem alguns cartões que costumam dar mais pontos, e estes devem ser privilegiados por quem quer viajar de graça. Algumas lojas também oferecem pontos no momento das compras, sendo que eles também podem ser trocados por passagens aéreas.

Adote a política de datas flexíveis

Em muitos casos, as pessoas não conseguem definir o dia que precisam viajar, mas existem determinados dias que acabam se tornando mais atrativos, como as terças e quintas-feiras, por exemplo. Mas isso não é uma regra, e muitas vezes atrasar um ou dois dias tanto na ida quanto na volta pode acabar representando uma grande economia de dinheiro. Portanto, é sempre importante priorizar estas datas no momento da compra.

Não deixe para comprar de última hora

Via de regra, a grande maioria das pessoas que compram passagens muito perto do momento de embarque acabam pagando mais do que as pessoas que compram antes. Mas existem casos de compras com muita antecedência que também acabam saindo mais caro. Neste caso, não existe uma fórmula mágica, e a dica acaba sendo realmente ficar acompanhando os preços para fazer a compra quando ele estiver razoável.

Algo que costuma ajudar bastante nestes casos são os sites e também os aplicativos de alertas, nos quais as pessoas podem ser avisadas quando determinados destinos podem ser comprados por determinados preços. Os sites de comparação de preços também acabam sendo interessantes neste sentido.