Visão Geral entrevista Renata Michel e fala sobre autismo

O Visão Geral de hoje irá receber a Renata Michel, pedagoga, especialista em neuropsicologia e analista do comportamento aplicada ao autismo

O Visão Geral de hoje irá receber a Renata Michel, pedagoga, especialista em neuropsicologia e analista do comportamento aplicada ao autismo. Neste dia 02, foi comemorado a Conscientização Mundial do Autismo, por isso iremos abordar a relação/inserção da pessoa autista na sociedade.

Renata é consultora e supervisora do ABA – Análise do Comportamento Aplicada, especialista em neuropsicologia e analista do comportamento aplicada ao autismo do grupo conduzir. É mestranda em Análise do Comportamento Experimental (PUC-SP); Analista do Comportamento Aplicada ao Autismo (Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR); treinamento avançado em comportamento verbal para orientação e implementação de  programas comportamentais intensivos para o ensino de habilidades verbais (Carbone Clinic, US); especialista em neuropsicologia aplicada a neurologia infantil (UNICAMP); formação e treinamento em análise do comportamento aplicada (ABA) (Peach – Londres, UK) e formação em educação especial (Cambridge College – UK).

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), da Associação Psiquiátrica Americana (APA, 2013), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como transtorno de neurodesenvolvimento, caracterizado, principalmente, pelo prejuízo na comunicação e na interação social. Destacam-se os seguintes critérios diagnósticos do TEA:

1) déficit na reciprocidade social;
2) déficit na comunicação verbal e não verbal;
3) déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.

Confira a entrevista hoje, às 14h na Rede Família.