Qual a melhor idade para engravidar?

A idade ideal para engravidar esteja mudando ao longo dos anos em decorrência das mudanças do papel da mulher na sociedade

A idade ideal para engravidar está mudando ao longo dos anos em decorrência das mudanças do papel da mulher na sociedade. Antigamente, a mulher era educada e criada para ser mãe e dona de casa e, por isso, logo cedo seu papel era procriar. E assim que já podiam gerar uma criança, a mulher também era liberada para casar. E assim, já bem cedo, começava sua “carreira” na maternidade.

No decorrer de suas conquistas, a mulher foi ganhando um espaço na sociedade que lhe permitiu exercer várias funções e isso foi adiando sua emergência em ser mãe. E a cada nova conquista, se percebia que a melhor idade para gerar um filho era quando a mulher se sentisse preparada para isso, não só hormonalmente ou fisicamente, mas psicologicamente, o que exigia uma certa realização em sua vida.

Até pouco tempo havia uma tese de que a idade ideal para engravidar era dos 20 aos 30 anos, porém novos estudos realizados recentemente revelaram que o melhor momento para a gestação é entre 34 e 35 anos. O especialista em saúde da mulher disse que entre 34 e 35 anos é ideal para uma mulher engravidar uma vez que, no início dos anos 20 seu corpo ainda não está totalmente preparado e que apenas entre 34 e 35 anos é o seu corpo estará otimizado para tal função.

Além disso, é nesta idade que as mulheres e os casais estão amadurecidos o suficientes para “melhor resolver conflitos” entre suas carreiras e planos de família.

Dr. Tony Falconer, presidente do Colégio Real de Obstetras e Ginecologistas (RCOG) admitiu que o período dos 20 aos 35 anos é o ideal, depois disso, a gravidez passa a ter mais riscos de complicações. “Nunca é nossa responsabilidade [como médicos] dizer às pessoas quando devem ter sua família, porque há todo tipo de pressões sociais, mas não há dúvida de que entre 20 e 35 é o momento de ter seus filhos.Estamos construindo uma dificuldade para nós, como uma sociedade, pelas expectativas das pessoas que eles vão esperar até que sejamos mais velhos.Essa é uma questão muito complexa, Mas é um problema.”

Mas isso não quer dizer que depois dos 35 não se deva mais pensar em engravidar. Existem vários fatores que podem contribuir para uma gravidez saudável aos 40, para isso, é necessários seguir vários cuidados durante a gravidez, que serão passos inteligentes que você pode tomar para maximizar a sua saúde e a saúde do seu bebê durante a gestação.