Transforme a tecnologia em aliada no vestibular

Dicas e aplicativos para carimbar o passaporte para a universidade

Estar atualizado, dominar os conteúdos e saber relacioná-los com outras disciplinas é essencial para quem deseja carimbar o passaporte para uma boa universidade. Para o presidente da Fundação PoliSaber e diretor executivo do Cursinho da Poli, Gilberto Alvarez, a tecnologia é uma ferramenta indispensável nessa jornada de estudos.

— Se usada como apoio, pode ser uma grande aliada na maratona dos vestibulares. Para se organizar melhor, o aluno deve reunir atividades do dia a dia em uma planilha, incluindo refeições, afazeres domésticos e horas de sono. Outra ferramenta valiosa é o cronômetro, já que o Enem e os vestibulares têm um grande número de questões e um tempo delimitado de prova. A melhor maneira de treinar o tempo de resolução é refazer provas antigas para se acostumar.

 

Fuja das tentações

Para evitar distrações e não perder o foco, vale desligar aplicativos de conversa instantânea e evitar navegar por sites que não estejam relacionados aos conteúdos exigidos no vestibular.

A escolha correta das fontes na hora de pesquisar também é vital para o bom desempenho do aluno. Segundo Gilberto Alvarez, é preciso observar as fontes usadas nas questões de provas anteriores dos vestibulares, pois a instituição que elabora o exame confia nelas e poderá utilizar novamente.

— Além disso, escolha um portal confiável para checar notícias, e confira as informações mais atualizadas sobre o assunto. Lembrando que os vestibulares são desenvolvidos com meses de antecedência, então um fato ocorrido em outubro certamente estará de fora de uma prova aplicada em novembro.

Metas diárias

Quando o assunto é preparação para o vestibular, não há uma meta fixa de horas de estudo. Cada aluno deve estabelecer a própria rotina de acordo com suas necessidades. Nesse caso, o importante não é a quantidade, mas a qualidade da preparação.

A hora e a vez da vestibulanda
Beatriz Aires, 18, ainda não decidiu a carreira que deseja seguir, mas a rotina de estudos já está a todo vapor.

— Acredito que a tecnologia pode tanto ajudar quanto atrapalhar. Quando estou assistindo a aulas no cursinho, procuro manter o celular no modo avião para não ser incomodada. Em casa, o aparelho está sempre a mão para tirar dúvidas nos grupos com outros vestibulandos e assistir a videoaulas.

Conheça aplicativos para ajudar a estudar:

Hora do Enem: o aplicativo disponibilizado pelo governo é considerado uma das melhores alternativas para quem deseja ingressar na universidade, pois oferece videoaulas e simulados online. Segundo Gilberto Alvarez, o grande diferencial é a possibilidade de o aluno receber questões personalizadas, que são baseadas em suas dificuldades.

AppProva: já imaginou estudar jogando? Essa é a ideia do aplicativo que testa os conhecimentos do aluno com desafios propostos em provas anteriores de grandes vestibulares.

Busuu: ideal para quem tem dificuldades com idiomas, o aplicativo traz exercícios e tabela de vocabulários. A promessa é ambiciosa: deixar o “afiado” com apenas 10 minutos diários.

History Maps of World: reúne mapas de diferentes períodos da história para facilitar o estudo de história e de geografia.

Presidentes do Brasil: se a sua cabeça dá um nó quando pensa em quem já governou o País, vale recorrer a esse aplicativo para conhecer a história dos presidentes de uma maneira bem simples.

Ler Mais Rápido: nem adianta ler somente os resumos das obras. A leitura é obrigatória e enriquecedora em qualquer fase da vida! Pensando nisso, esse aplicativo foi planejado para ensinar o aluno a dar mais velocidade à sua leitura e permitir que guarde as informações lidas, deixando a atividade mais eficiente.

InClass: um aplicativo feito sob medida para quem é, digamos, esquecido. A ferramenta funciona como uma agenda e avisa o candidato sobre compromissos e horários de simulados.

Manual de Redação: é um verdadeiro guia sobre como realizar diferentes textos (narração, descrição, crônica, poema, estilo jornalístico e outros), reúne exemplos e passo a passo para escrever.

Gabaritar: ajuda o estudante a organizar os estudos e a acompanhar o seu desempenho em diferentes disciplinas por meio de gráficos. O aplicativo ainda conta com o “Professor Gabarito”, que traz dicas para melhorar a aprendizagem.

EstudaVest: voltado para simulados, esse aplicativo permite que o candidato selecione apenas algumas disciplinas para realizar o teste. As questões são baseadas em provas anteriores dos principais vestibulares do Brasil.