Cinco dicas de como utilizar o celular em atividades para reunir a família

Veja como utilizar o dispositivo para criar momentos de diversão unindo toda a família

Com a correria do dia a dia são cada vez mais raros os momentos em que as famílias fazem atividades em comum. Chegamos em casa, nem bem damos oi para as pessoas e já enfiamos o rosto no celular ou nos apressamos em ligar a televisão ou laptop.

Mas a tecnologia não precisa ser sinônimo de solidão. Ela pode ajudar a conectar a família. O celular, por exemplo, pode ser usado como integrador e tornar-se peça chave nessas atividades. Veja abaixo cinco brincadeiras que utilizam o celular e renderão ótimos momentos em família.

1. Batata quente 2.0

Essa brincadeira consegue usar os smartphones de forma divertida e ajuda a unir toda a família!  O jogo é parecido com a batata quente. Todos sentam em roda e começam a passar o celular de mão em mão com o timer da câmera ligado. A grande graça da brincadeira é não deixar a câmera parar em você. Se não, prepare-se para as fotos mais inesperadas e engraçadas. Faça sentado num tapete para o celular não correr nenhum risco.

2. Livro de receitas da família

Que tal juntar a família para testar novas receitas na cozinha? Aqui, a proposta é que todos ajudem nas preparações e depois de pronto, usar o celular para fotografar os pratos juntamente com os mestres-cucas do dia! Daí, é só imprimir as fotos para ilustrar cada receita criada e montar o livro da família. Além de desenvolver o hábito de fazer coisas manualmente, serve para relembrar os momentos juntos em família.

3. Quem sou eu?

Escolha uma categoria (animais, ações, cidades e outros) e depois atribua uma palavra para quem for o primeiro a adivinhar. Essa pessoa coloca o celular na testa com o visor virado para todos, assim, os outros jogadores verão a palavra e quem estiver com o aparelho terá que adivinhar. Nesse jogo vale de tudo par acertar: danças, canto, mímica, sons, desenhos ou como achar melhor. Quanto mais pessoas, mais divertida a brincadeira.

4. Brincando de Vidente

Essa é uma brincadeira matemática. Com o auxílio da calculadora do celular, você pode adivinhar o número do telefone de qualquer um. Dúvida? Siga os passos abaixo e prepare-se para tirar aquela onda com a família.

–  Peça primeiro para alguém digitar os 4 primeiros números do celular na calculadora;

Agora é com você que vai ser o vidente:

–  Multiplique por 80

–  Some 1

– Multiplique por 250

–  Some com os 4 últimos números do mesmo telefone

–  Some com os 4 últimos números do mesmo telefone de novo

–  Diminua 250

– Divida por 2.

O número final será exatamente o número inteiro do celular de quem colocou os dígitos iniciais.

5. De onde eu vim?

Faça reuniões em que toda a família se reúna para pesquisar registros antigos. É interessante envolver outros familiares e combinar um dia na casa de alguém para dividir o que descobriram. Use o celular para fotografar fotos antigas, memórias como cartas, certidões, roupas, lembranças e junte tudo nesse álbum. O resultado será um registro de memória incrível além de repassar a história da família para os pequenos.

Essas dicas são ótimas alternativas para quem deseja passar mais momentos de qualidade com a família. Além ajuda a fortalecer os laços dentro de casa, contribui para uma melhor convivência familiar.