Conheça 7 vilões da redação do Enem e previna-se deles

A redação é um dos grandes desafios do Enem. Além de conhecer sobre o tema, você precisa alinhar suas ideias e ser fiel a gramática

Não há dúvidas que uma das provas mais temidas e aguardadas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, porta de entrada para faculdades e universidades brasileiras, é a de redação.

Essa disciplina é um desafio, haja vista que exige um conhecimento amplo do candidato dos assuntos da atualidade e da História tradicional, além do respeito às normais gramaticais.

Para se ter uma ideia, a dificuldade de escrever é tanta que, no último Enem, apenas 77 pessoas alcançaram a nota máxima. E o pior: 84 mil candidatos tiraram nota zero na redação quando os temas foram ‘Combate ao Racismo’ e ‘Intolerância Religiosa’.

Pensando nisso, a coordenadora de redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho, reuniu algumas dicas para que você alcance o sucesso na prova de redação do Enem.

Os 7 vilões da redação do Enem

1. Planeje seu tempo

“Elaborar uma redação dissertativa por semana até a data do Enem pode auxiliar o candidato a ganhar agilidade ao escrever o texto”, indica Gabriela. Para que isso seja cumprido, você precisa antes de mais nada organizar o seu tempo e treinar bastante nas horas dedicadas a isso.

2. Esteja por dentro das atualidades

Os temas atuais devem estar na ponta da sua língua, principalmente aqueles ligados à cultura, cidadania, memória, sustentabilidade, energias renováveis e ecologia. “Estudar atualidades nunca é se perder, mas sim encontrar cada vez mais elementos que facilitarão a compreensão da dinâmica social, o que ajudará a entender qualquer tema de redação”, afirma.

3. Treinar o espaço

De acordo com a nova regra, a prova do Enem será aplicada logo no primeiro dia junto com a de português. Para ela, é destinado o espaço de 30 linhas. Portanto, treine ao máximo para construir uma boa argumentação e conclusão nesse intervalo.

4. Acerte no português

É impossível obter uma boa nota na prova de redação do Enem sem respeitar o bom e velho português. Por isso esteja atento (a) à acentuação, pontuação e concordâncias verbal e nominal. Uma boa maneira de acertar é relendo todas as correções feitas por seus professores de redação e ler bastante.

5. Aumente seu repertório cultural

Estude a literatura e as músicas nacionais, pois eles podem te ajudar muito na hora da argumentação. Saiba quais são os significados das obras e mergulhe fundo no universo cultural brasileiro.

6. Esqueça a superficialidade

Toda redação do Enem traz um problema e pede que o candidatado disponha sobre ele, ao mesmo tempo que pede para que ele traga alguma solução. “Defender um ponto de vista de maneira superficial não vai ajudar o candidato a pontuar na redação. Por isso, é necessário utilizar elementos externos no texto”, ressalta Gabriela.