Começam hoje as inscrições para o Enem 2017

Taxa é de R$ 82, e prazo para se cadastrar e fazer o exame termina às 23h59 do dia 19

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abre, às 10h desta segunda-feira (8), o período de inscrições para o Enem 2017. O prazo para se cadastrar, pagar a taxa de inscrição de R$ 82 e participar do exame termina às 23h59 do dia 19 de maio (horário de Brasília).

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site http://enem.inep.gov.br/participante. Os alunos que terminaram o ensino médio em escolas públicas estão, automaticamente, isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Estudantes de baixa renda que participam de programas sociais do governo também estão livres da taxa — neste caso, porém, é necessário comprar vulnerabilidade econômica. O exame será realizado em todas as unidades da Federação e no Distrito Federal.

Provas

A partir deste ano, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas em dois domingos consecutivos no mês de novembro.

Serão aplicadas provas com base em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências da Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

A nota da redação será enquadrada entre 0 (zero) e 1000 (mil) e será corrigida por dois corretores de forma por dois corretores de forma independente.

No primeiro domingo, dia 5 de novembro, os candidatos serão submetidos às provas Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A prova terá a duração de 5 horas e 30 minutos.

No segundo dia de provas, em 12 de novembro, serão realizadas as provas de Química, Física, Biologia e Matemática. Ao todo, os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para responder às questões.

Resultados

Os gabaritos das provas serão divulgados na página do Inep http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo oficial do Enem até o terceiro dia útil de dezembro.

O Inep vai apresentar os boletins individuais de resultado do Enem 2017, mediante informação do CPF e senha, na página do participante (http://enem.inep.gov.br/participante) e no aplicativo oficial do Enem.