Título paulista coloca Timão como favorito para ganhar o Brasileirão

Técnico Fábio Carille recupera a moral de medalhões e fortalece elenco para título nacional

Após a conquista do título do Campeonato Paulista, o 28º da história alvinegra, o Corinthians se credência para ser um dos favoritos à conquista do Brasileirão de 2017. Apesar das deficiências no elenco, o técnico Fábio Carille achou o ponto de equilíbrio da equipe e recuperou as principais característica do elenco: a força defensiva e o contra-ataque em alta velocidade.

Além disso, a chegada de Jadson ajudou na evolução na armação de jogadas e criação de oportunidades de gol. O meia, campeão brasileiro em 2015, assumiu o protagonismo da equipe e é o principal líder técnico. A presença do camisa 77 ajudou no crescimento do animo do elenco, Cássio e Fagner, que viveram má fase em 2016, recuperaram o bom futebol. Já Rodriguinho cresceu muito de produção com seu novo companheiro.

Assim como meio de campo do Corinthians, a zaga também recebeu sua peça chave para recuperar a confiança da torcida e ser a grande dor de cabeça dos ataques adversários. Com Pablo no sistema defensivo, o camisa 3 deu segurança no setor e fez o futebol do paraguaio Balbuena, instável em 2016, crescer e elevá-lo ao patamar de titular absoluto.

O técnico Fábio Carille eliminou as duvidas e receios de seu trabalho. O comandante reestruturou o esquema tático 4-1-4-1, que ficou frágil sob os comandos de Oswaldo de Oliveira e Cristóvão Borges.

No Paulistão, Jô foi decisivo em todos os clássico que disputou. Com gol contra todos os rivais, o “God of clássico” também elevou o patamar da equipe no setor ofensivo. Em 2016, a equipe sofreu por não ter um atacante com o rotulo de titular.

Além das contratações, a base também vem forte. Com Guilherme Arana e Maycon titulares absolutos, Leo Principe, Leo Santos, Moisés, Pedrinho e Leo Jaba como peças importantes no elenco, o Timão pode apresentar novos valores no Brasileirão e fortalecer seu elenco sem gastar com contratações de médio porte.

Depois de tirar a “zica” da Arena Corinthians, a casa alvinegra torna-se mais um fator primordial para a equipe ir bem no Brasileirão. Praticamente fatal diante de seus torcedores, a conquista do primeiro título em casa na 100ª partida dá ainda mais moral para todo elenco.

Com o elenco focado para conquistar títulos, o Corinthians também procura reforços pontuais, como o atacante Clayson da Ponte Preta. Veloz e de boa conclusão, o garoto de 22 anos pode atuar tanto pode dentro, quanto pelos lados de campo. A direção despista sobre novos nomes, mas sonda ao menos mais dois reforços para o Brasileirão.

No entanto, nem tudo está perfeito no clube. Com problemas políticos e dívidas, o técnico Fábio Carille terá problemas caso perca suas principais peças. Entre as contratações para esta temporada, Paulo Roberto, Fellipe Bastos, Clayton e Kazim ainda não vingaram e caso o treinador não tenha a disposição o volante Gabriel, os meias Jadson e Rodriguinho e o atacante Jô, o time pode ter uma queda de qualidade.

Junto com o Campeonato Brasileiro, o Corinthians também disputará a Copa Sul-Americana e terá como primeiro objetivo na temporada voltar a Libertadores em 2018.