Saiba agora se você está no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda

Os mais de 1,6 milhões de contemplados receberão a restituição no próximo dia 16 de junho

A Receita Federal abriu a consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2017 e de resíduos de lotes anteriores nesta quarta-feira (8). Ao todo, 1,6 milhão de brasileiros que vão dividir R$ 2,9 bilhões por causa do imposto recolhido a mais.

Este lote contempla os contribuintes com prioridade: mais de 1,527 milhão de idosos e 108.513 de pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, conforme prevê a o artigo 69-A da Lei nº 9.784, de 1999.

O lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2016.

Para saber se você faz parte do novo lote de restituições do Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita Federal ou ligar para o Receitafone 146. A consulta pode ser feita apenas com o número do CPF e data de nascimento.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Os próximos lotes de restituição do Imposto de Renda 2017 serão liberados nos dias 17 de julho, 15 de agostos, 15 de setembro, 16 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro. De acordo com o Fisco, tem prioridade no recebimento das restituições aqueles contribuintes que enviaram primeiro a declaração.

A Receita destaca que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

Caso o valor não seja creditado na conta, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Os montantes de restituição para cada exercício, e a respectiva taxa Selic aplicada, podem ser acompanhados na tabela a seguir: