Temer mira grau de investimento ‘logo’ e diz ter a ‘alma incendiada’

Para presidente, governo tem sido 'ousado' nas reformas.

O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (11) durante inauguração de uma usina de etanol de milho da FS Bioenergia, em Lucas do Rio Verde (MT), que seu governo tem sido ousado ao fazer as reformas e que o País vai recuperar “logo, logo” o grau de investimento perdido no ano passado.

— Vou fazer um pouco propaganda do governo aqui, pode? Vejo que o Risco Brasil, que estava em mais de 470 pontos negativos, quando assumi o governo, hoje está em 195 pontos, portanto caiu sensivelmente. E logo, logo vamos reassumir o grau de investimento que nós perdemos no passado.

Sobre as reformas, disse estar “sendo ousado, porque são matérias que ficaram durante anos e anos paralisadas e nós fomos dando solução”. Temer disse também estar muito “animado” com os 15 meses do seu governo.

— Saio daqui muito animado, animado no sentido da própria palavra. Animado vem de ânima, do latim, que singifica alma. Saio daqui com a alma incendiada, dizendo o Brasil tem jeito porque eu vejo o exemplo de Lucas do Rio Verde.

Em seguida, disse que é preciso acabar com a “cultura de litigância e animosidade” que se instalou no Brasil.

— O que queremos é a harmonia absoluta em nosso País.

Esta foi a primeira viagem de Temer ao Estado do Mato Grosso desde que foi efetivado na Presidência da República. Lucas do Rio Verde é a primeira usina brasileira de etanol que utiliza milho em 100% de sua produção.

O presidente disse ainda que tentou acabar com um “certo preconceito ideológico” que trata a iniciativa privada — e o empresário, em particular — como se fosse “alguém à margem da sociedade.”

— Ao contrário: tratamos o empresário como alguém que auxilia o governo. A história da administração pública brasileira revela isso. O poder público não pode fazer tudo.