Cachorro latindo muito, o que fazer?

Se o seu cãozinho late muito, entenda a razão para isto estar acontecendo e tome as providências. Simples atitudes podem resolver

Quando o assunto é comportamento animal, os latidos excessivos são uma das principais queixas entre os tutores, sendo sempre acompanhados por outros problemas como xixi e cocô fora do lugar, puxadas durante o passeio e o ato de roer as coisas de casa. Para resolver o problema do cachorro latindo muito é preciso entender por quais razões o animal toma essa atitude.

“A gente tem que entender a psicologia canina, ou seja, vamos partir da base. Se o nosso cão está latindo demais a gente tem que avaliar em qual circunstância esse cão acaba latindo demais. Qual o fator que acaba fazendo com que esse cão fique latindo?”, indaga o veterinário, Arthur Ferreira.

Ainda segundo o especialista em saúde animal, em vídeo publicado no canal Dica do Veterinário, existem diversas razões pelas quais o cachorro late bastante. Alguns delas são: ficar sozinho em casa, quando chega visita, para chamar atenção etc. Para reverter esta situação, siga as dicas a seguir:

Cachorro late muito quando chega alguém

Ao chegar uma visita em casa, o cachorro pode acabar latindo muito devido o barulho da campanhia ou por ver alguém diferente. Quando isso acontecer é preciso ficar atento para seguir alguns passos dados pelo zootecnista e especialista em comportamento canino, Alexandre Rossi, mais conhecido como Dr. Pet.

‘Meu cachorro late muito quando eu saio’

Para o veterinário Arthur Ferreira, há uma explicação para cães que latem muito após o tutor sair de casa. “O que mais desencadeia isso é o medo. O medo de ficar sozinho, a insegurança, o fato do animal ficar ansioso por estar sozinho”, explica o especialista em saúde animal.

Outras possíveis explicações para o latido excessivo do cachorro são tédio e estresse. Estas duas situações são muito comuns na vida de cães que passam muito tempo em casa sozinhos ou que não são levados para passear. Nestes casos, o ideal é aproveitar o máximo de tempo com o animal de estimação.

Levar para passear ou correr diariamente pode ser uma solução para diminuir o estresse do cachorro, deixando-o contente. Além disso, as atividades físicas consomem muita energia dos pets, por isso eles acabam ficando cansados e ao chegarem em casa vão preferir dormir ao invés de fazer barulho.