Como fazer sua horta orgânica

Ter sua horta orgânica, além de melhorar sua qualidade de vida, garante refeições frescas. Não demanda tanto tempo, dinheiro ou espaço.

Escolha um local

Escolha um lugar que recebe a luz solar por 5h ou 6h por dia, de fácil acesso e protegido do vento. Se o único local disponível possui sol excessivo, faça uma barreira, pode ser até mesmo com outras espécies maiores.

Opção legal para apartamento é plantar na vertical. Em casas pequenas pode ser na escada ou na sacada.

Bússola

Recomendamos para otimização da luz natural direcionar no sentido Norte – Sul.

sementeiras

Sementeiras

Plantar suas mudas em pequenos recipientes e depois transportá-las para o solo garante um melhor desenvolvimento.

Solo

O solo é o transportador de nutrientes. Por isso, deve ser fértil e fofo, mas não se esqueça de manter úmido (não encharcado).

A adubação pré-plantio é recomendada entre os meses de setembro e março, quando o clima está mais quente e úmido, favorecendo a absorção dos nutrientes.

Para a manutenção nutricional é possível utilizar adubo feito em casa com o próprio lixo orgânico. Cascas de ovos são uma ótima fonte de cálcio. Utilize também borra de café, minhoca, entre outros.

Controle

Acompanhe o desenvolvimento das plantas para evitar a penetração de ervas daninhas. Atente-se para outras pragas. Na internet existe diversas receitas simples e baratinhas para ajudar.

Regar

Os melhores períodos para as regas são de manhã e após as 15h. Ao meio-dia não é interessante, por se tratar de um horário quente, acelerando a evaporação. Mas não recomendamos à noite, pois as plantas não absorvem a quantidade ideal de água, podendo acarretar no acúmulo de fungos.

Mexa a terra com um palito de sorvete ou até mesmo seu dedo. Se estiver úmido, regue no dia seguinte.

É importante ressaltar as variações de clima, solo e fatores externos acima de tudo. Algumas espécies possuem recomendações especiais. Verifique sempre.

Aproveitei e transforme em uma atividade de família. A melhor parte é preparar as receitas que ensinamos com seus legumes orgânicos.