Edição Os Melhores Destinos Brasileiros

Conheça os fervedouros mais belos do Jalapão.

Vamos começar pela definição de fervedouros. São nascentes de rios subterrâneos que geralmente não têm espaço para a vazão da água, uma espécie de piscina natural. A pressão exercida pela água que jorra do lençol freático permite que as pessoas fiquem flutuando o tempo todo. São cercadas por vegetação selvagem abundante, proporcionando uma bela paisagem natural.

os fervedouros mais belos do Jalapão

Em Tocantins são catalogados cerca de 80 fervedouros, mas apenas alguns são abertos para o público. Os mais visitados são: Fervedouro Bela Vista, Fervedouro do Buritizinho, Fervedouro do Encontro das Águas, Fervedouro do Buriti e o Fervedouro do Rio Sono.

Para os aventureiros, a região é ideal para a prática de esportes, como o rafting, a canoagem, orapel e as trilhas a pé ou de bicicleta.

Em abril as chuvas são mais frequentes. Outubro é o mês mais quente, mas de junho a setembro são os meses mais interessantes.

www.shutterstock.com
www.shutterstock.com

A Cachoeira da Velha possui uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura. Você pode conhecer também as dunas, cartão-postal da cidade, composta por areias finas e alaranjadas que alcançam 40 metros de altura.

Se envolva com a cultura, os povoados do Mumbuca e Prata, remanescentes de quilombos, recebem visitação interativa e educativa.

www.shutterstock.com
www.shutterstock.com

Não deixe de acompanhar nossa edição completa, clicando aqui. Confira também nossas dicas de viagem e como se divertir com as crianças gastando pouco.