Dicas importantes para viagens de avião

Viajar mais é uma das suas metas? Então, venha com a gente que separamos dicas práticas para facilitar sua vida!

No clima da Edição Os Melhores Destinos Brasileiros, trouxemos alguns tópicos com dicas para ajudar nas suas viagens de avião. Então, anote no calendário e pegue sua mala que vamos embarcar nesta aventura!

Náuseas e dores

É comum passageiros terem queixas relacionadas à aceleração e à desaceleração durante viagens de avião, e isso acontece por conta da pressão do ar. Uma menor pressão atmosférica aumenta os gases dentro do organismo.

Dores abdominais: a dica é não ingerir bebidas alcoólicas em excesso e não tomar refrigerante antes e durante o voo. Hidrate-se bebendo água.

Desconforto auditivo: no momento de aterrissagem, tape o nariz com a mão e engula com a boca fechada, isso melhora muito o desconforto.

mulher bebendo água

Seguro-viagem

Muita gente não se preocupa com o seguro-viagem em destinos nacionais, mas ele não serve apenas para pertences extraviados ou situações extremas! Além da mala, o seguro ajuda o viajante em diversas situações, como atendimento médico, assistência odontológica e orientação em caso de perda de documento.

O que não pode levar na bagagem

Como método de segurança, existe uma lista de objetos que não podem ser levados na mala e regras para levar alguns. Fique atento: levar algum desses itens sem declarar, poderá incorrer em infração às regulamentações da aviação civil.

O que não pode levar: gel, sprays de pimenta e objetos cortantes, como: facas, lixas, cortadores de unha, barbeadores, ferramentas ou pinças, tacos de beisebol, tacos de sinuca (só podem ser despachados), líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, gás comprimido, skates elétricos (hoverboards, monociclos, mini segways etc.) alimentados com baterias de íons de lítio e isqueiros.

Regras: cada passageiro pode levar líquidos, como aerossóis, perfumes, géis, licores, cremes, desodorantes em bastão, lápis labial ou pastas de dentes. É preciso que os produtos estejam em recipientes individuais de até 100 mL cada, acomodados em uma bolsa transparente, que permita verificar seu conteúdo, com no máximo 1 litro e com sistema de abertura e fechamento.

Armas de fogo: não é permitido levar réplicas e armas de brinquedo. No caso das armas de fogo, você pode levar no compartimento de carga desde que elas sejam declaradas e que estejam descarregadas. Ao descumprir qualquer destas determinações, você poderá incorrer em infrações às regulamentações da aviação civil. No Brasil, em função da lei local, armas de fogo devem ser transportadas em estojo. Cuidado, sempre verifique com sua companhia aérea com antecedência e lembre-se, em viagens com conexões com a American Airlines, o transporte de armas de fogo não está permitido devido a restrições da empresa.

Remédios: recomendamos que você leve as receitas médicas que certifiquem a necessidade de uso durante sua viagem, considerando as horas de voo e as conexões. No caso de remédios para dietéticos, é possível que você precise demonstrar sua autenticidade.

casal empurrando bagagem

Milhas

Se policiar para garantir milhas realmente pode ser estressante. Então, lembre-se do benefício maior! Sempre que for viajar, não esqueça de cadastrar suas milhas no programa de fidelidade da companhia aérea. Gerencie também suas compras pessoais. Muitas lojas geram pontos que podem ser convertidos em milhas.

Por último, mas não menos importante, verifique o programa de fidelidade do seu cartão de crédito, muitas vezes não compensa comprar no débito e, claro, fique de olho na validade dos pontos.