Entenda tudo sobre a documentação necessária para viagens de avião

Viajar pode ser muito divertido, não é mesmo? Já ter problemas com a documentação na hora do embarque não é! Separamos dicas essenciais para a sua viagem.

Você sabe quais documentos são aceitos e se estão dentro da validade? O que é visto de trânsito? Regras para menores desacompanhados? Esclarecemos estas e muitas outras dúvidas. Confira!

Veja mais: Dicas importantes para viagens de avião

homem no aeroporto

Documentos

Viagem doméstica: Em viagens nacionais ou para países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela), é obrigatória a apresentação de documento original com foto no ato do check-in nos embarques, porém não precisa necessariamente ser o passaporte.

1. Maiores de 18 anos: RG em boas condições e com menos de 10 anos de emissão, carteira funcional com foto (como OAB, CRM, CREA etc.). A Carteira de Motorista não é aceita para voos fora do Brasil.
2. Menores de 18 anos acompanhados dos pais: documento de RG em boas condições e com menos de 10 anos de emissão.

Viagem internacional: é necessário ter passaporte. Porém, se o país de destino é membro do Mercosul ou tem acordo de viagem com o Brasil (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia), o RG, o RIC e o RNE podem ser utilizados. Lembre-se que passaportes corrompidos ou inválidos não podem ser documentos usados para cruzar a fronteira em nenhum caso. As autoridades recusarão a entrada do passageiro a bordo da aeronave, sem direito a reembolso.

1. Maiores de 18 anos: passaporte com validade mínima de seis meses (ou conforme exigência do país visitado) ou RG original em bom estado e com emissão há menos de 10 anos.
2. Menores de 18 anos: passaporte ou RG (Certidão de Nascimento não é aceita).

criança no aeroporto sozinha

Menores desacompanhados

Nacionais: se a criança for viajar com parentes até terceiro grau, é necessária a apresentação de RG ou Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, assim como os documentos dos responsáveis comprovando parentesco ou autorização dos pais em duas vias autenticadas, expressando o período da viagem.

Internacional: o RG ou a Certidão de Nascimento deve ser original. Em caso de viagem com apenas um dos pais ou com parentes, é exigida uma autorização assinada e autenticada em cartório dos pais faltantes, em duas vias. Os documentos são válidos pelo período determinado na autorização.

Pais separados com filhos menores

Quando o filho é confiado a um pai, pode viajar sem que o outro pai autorize desde que o outro responsável não se oponha à saída do menor.

Mulher segurando passaporte

Visto

Regulamentos: antes da viagem, veja os requisitos de visto do país para qual está indo. Os passageiros sem um documento válido durante o controle de fronteira podem ter a entrada recusada e não têm direito ao reembolso da passagem.
Voos com escalas: alguns países exigem vistos de trânsito dos cidadãos brasileiros (os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo). Se for fazer escalas, verifique as regras dos países pelos quais você vai passar.