Incentive a leitura infantil

A leitura é um um hábito cultivado. Normalmente os pequenos aprendem a ler por volta dos cinco anos de idade, mas é muito legal incentivar antes mesmo.

Ler estimula a criatividade, as habilidades linguísticas, a memória e a capacidade de concentração, além disso, o apego aos livros pode despertar a curiosidade para conhecer o mundo e se torna um hobby muito prazeroso!

Os responsáveis são os maiores exemplos e as referências das crianças. Então, deixe eles verem que você realiza esta atividade com frequência. Descubra os interesses do pequeno e busque temas saudáveis relacionados. Se possível, transforme os momentos de leitura em uma atividade em família.

família reunida para leitura

Separamos dicas para incentivar. Confira:

• Frequente biblioteca, livraria, sebo e até mesmo teatro com seus anjinhos.

pai em biblioteca com suas filhas
• Enquanto seu bebê não sabe ler, leia regularmente para ele. Assim, no futuro, já estará familiarizado.• Ajude a aumentar o vocabulário ensinando palavras novas.
• Induza ao debate amigável após a leitura, isso ajuda a aguçar o senso crítico e a opinião.
• Não deixei de presentar com os livros favoritos, sempre que possível.
• Entenda e respeite o processo de leitura, os pequenos têm percepções diferentes dos adultos. É muito legal comprar livros decorados que permitem interatividade com o público.

Mãe lendo para bebê

Os baixinhos são uma preciosidade. Aproveite ao máximo esta etapa de todas maneiras que puder! Confira em nossa programação, programas para assistir juntinhos.